quarta-feira, 23 de maio de 2018

TÉCNICA DO FOREHAND DRIVE NO CROSSMINTON

TÉCNICA DO FOREHAND DRIVE
Boa tarde pessoal,
Tudo bem!
Essa semana comecei falando sobre a EMPUNHADURA DO FOREHAND.
Hoje trouxe um vídeo falando sobre a TÉCNICA DO GOLPE FOREHAND DRIVE, muito utilizado no rally do Crossminton.
A característica do golpe DRIVE é que a trajetória da peteca ou do speeder, segue seu percurso numa trajetória paralela ao chão.
Não estranhe pois irei postar alguns vídeos de badminton, pois ainda não temos material específico do crossminton e sempre lembrando que a base do Crossminton é a do badminton.
Neste vídeo vocês vão notar que os atletas se posicionam um pouco atrás da linha de serviço do badminton, que fica a 1,98 metros da rede, sendo assim, esse exercício de forehand drive é feito à uma distância de mais ou menos 6 metros entre os jogadores.
Para um treino de Crossminton podemos adotar essa distância ou até um pouco mais, por volta de 9 metros e realizá-lo com o speeder fun (speeder de iniciação, mais leve), tendo assim uma menor velocidade, porém mais tempo para realizar a técnica do golpe de forma correta, sem se preocupar com a distância.
Lembrando que a empunhadura para a realização deste golpe sai da neutra para a empunhadura do forehand.
Peço que observem neste vídeo:
- Posicionamento das pernas, dos pés (distância entre os pés),
- Os pés sempre apontando à frente e no caso do pé de apoio para a rebatida, o que irá sustentar, receber a transferência do peso, com uma leve inclinação na direção que será dado o golpe,
- Split step sempre quando vão golpear a peteca,
- Transferência do peso do corpo para a perna que está à frente do corpo, do mesmo lado que se vai golpear a peteca,
- Posição do braço, no caso o jogador é destro (rebate com o lado direito), seu cotovelo no momento que começa a preparar o golpe se encontra quase na altura do ombro, um pouco abaixo,
- O antebraço e braço do jogador estão quase num ângulo de 90º na fase de preparação do golpe,
- Segundos antes de golpear a peteca ou speeder à frente do corpo, o jogador faz com o braço um movimento, como se fosse lançar o chicote para trás, e por conta disso ocorre uma leve rotação do antebraço e uma pequena flexão do punho,
- No exato momento que que a peteca ou speeder é golpeado, o ângulo entre o antebraço e braço é maior,
- Ainda neste momento antebraço e punho estão alinhados e durante o contato da cabeça da raquete com a peteca ou speeder, ocorre a leve rotação do antebraço.
- Muito importante também é a fase de recuperação do movimento que se inicia na sequência, logo após a peteca ou speeder perder o contato com as cordas da raquete,
- A raquete do jogador deve passar à frente do seu corpo, de forma livre sem nenhum tipo de resistência, justamente para evitar futuras lesões.
Esse vídeo é bem legal pois tem momentos em que as imagens passam numa velocidade mais lenta e podemos observar todos esses detalhes.
É isso aí pessoal, um forehand drive bem executado é garantia de um rally longo onde podemos pensar numa estratégia para fazer o ponto no jogo de crossminton.
Espero que gostem do vídeo.
Boa tarde a todos.
Sandra Sorpreso
Club Racket
🏸🏸🏸

Nenhum comentário:

Postar um comentário