sábado, 9 de junho de 2018

TÉCNICA DO BACKHAND DRIVE NO CROSSMINTON

BACKHAND DRIVE

Bom dia pessoal,
Tudo bem!
Na semana passada falei sobre a empunhadura do backhand, como empunhar a raquete quando o jogador destro vai realizar uma rebatida do lado esquerdo do corpo.
Hoje vamos falar sobre o golpe de backhand, uma vez que já sabemos como devemos segurar a raquete.


Vamos falar do golpe em que o speeder permanece mais tempo em jogo (rally) que é o backhand drive, lembrando que o termo drive é utilizado para a realização do golpe onde o speeder mantém uma trajetória paralela ao chão, em diversas alturas, mas na maior parte do tempo, na altura entre a cintura e o ombro. 

Como no jogo de crossminton não existe o quicar, o speeder fica no ar o tempo todo (em voleio durante o rally) e por conta disso retorna muito rápido, nem sempre conseguimos estar com o pé de apoio ideal para uma melhor transferência do peso do corpo.



Como o speeder retorna muito rápido durante o rally de um jogo, a preparação para a realização do backhand em relação ao posicionamento dos pés, se dá como na foto acima.

Partindo de uma posição de recepção ativa, onde os pés do jogador estão afastados, com uma distância um pouco maior do que da largura dos ombros, o jogador faz uma pequena flexão do tronco para o lado esquerdo, posicionando o seu ombro direito à frente.


Neste momento o peso do corpo ainda está distribuído entre os pés.
Com o ombro à frente do corpo o jogador aponta o seu cotovelo na direção do speeder, já transferindo um pouco do peso para a perna esquerda.
Durante a execução do golpe os joelhos mantém sempre uma leve flexão.






Repare que a raquete do jogador está deitada, praticamente paralela ao chão, durante a fase de preparação para a rebatida.
No momento em que o jogador vai  golpear o speeder existe a transferência do peso do corpo, agora o pé esquerdo  fazendo certa pressão contra o piso.



Quando o speeder atinge as cordas da raquete, já existe uma certa rotação do tronco que ocorre ao mesmo tempo que o antebraço realiza sua extensão com pequena rotação do mesmo.
Percebam também que o peso do corpo voltou para a perna direita.



É muito importante respeitar a fase de recuperação do golpe, onde o braço que realizou a rebatida finaliza do lado oposto de onde iniciou o golpe.
Após essa finalização o jogador deve rapidamente posicionar novamente a raquete à frente do corpo para estar apto a responder a devolução do seu backhand.

BACKHAND EM ALTURAS DIFERENTES DE REBATIDAS






Abaixo destaco um vídeo da modalidade badminton com algumas dicas que podemos observar e transferir para uma melhor execução do nosso backhand drive.

BACKHAND DRIVE

Bom pessoal, espero ter ajudado a identificar alguns detalhes na execução do backhand.
Bom treino e bons jogos.
Profª Sandra Sorpreso
Club Racket











Nenhum comentário:

Postar um comentário